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Dicas de segurança

ALINHAMENTO

Alinhe seu carro a cada 5.000 Km rodados; Sempre que notar que pneus apresentarem desgastes irregulares; Após impactos em buracos ou obstáculos; Sempre que seu carro apresentar tendência de deriva ou instabilidade; Sempre que forem substituídos componentes da suspensão ou direção.

 

 

VOLANTE

Nada fica tão à frente do motorista quanto o volante de direção. Ou seja: no caso de um acidente, é nele que o motorista bate primeiro. Por isso, o que deforma absorve o impacto do corpo, e o rígido, quebra e pode causar ferimentos.

 
 

PÁRA-BRISA LAMINADO

Externamente é um pára-brisa como outro qualquer. Só que, em relação aos convencionais de vidro temperado, o laminado tem a vantagem de não estilhaçar ou soltar pedaços que podem ferir os passageiros. E, mesmo quebrado, ele mantém a visibilidade

 

 

CRIANÇAS A BORDO

Os baixinhos merecem cuidados especiais no carro. A principal regra é não deixá-los ir no banco da frente. Depois, ensine-os a usar o cinto, a não mexerem em maçanetas e a não levarem brinquedos para dentro do carro. Soltos, estes objetos podem machucar.

 
 

OUTROS CUIDADOS

Evite desviar sua atenção enquanto estiver dirigindo. Ajeitar os espelhos ou sintonizar o rádio são coisas que devem ser feitas antes mesmo de se ligar o motor. Antes de sair também verifique o óleo e o combustível, para não ficar no meio do caminho.

  

ESTADO DOS AMORTECEDORES

O ideal é checá-los em um equipamento próprio para isso, o chamado schocktester. No entanto, para ter uma idéia de como eles estão, pressione o carro com força e solte. Se ele oscilar mais de duas vezes é sinal de que algo não está bom nos amortecedores.

 
 

 

CAMBER E CASTER

O que é Camber?

Cambagem é a inclinação da roda de um veículo em relação ao plano horizontal. Seu valor é denominado "ângulo de cambagem" (câmber) e será positivo quando a parte superior da roda se inclinar para fora e negativo quando ela se inclinar para dentro. Este ajuste, de um modo geral, controla as características de rolamento das rodas. A cambagem estando fora dos valores originais do veículo, pode causar desgaste irregular dos pneus, perda da estabilidade e aumento do consumo. Quando os valores de câmber entre as rodas possuem mais do que um grau de diferença, o veículo pode apresentar tendência a deriva (puxando) para o lado positivo.
camber

O que é Caster?

O angulo de caster é o angulo do pino mestre em relação à linha vertical que passa pelo centro da roda olhando-se o veículo de lado. O angulo de caster proporciona firmeza e estabilidade à direção permitindo dirigir em linha reta com esforço mínimo. Um angulo de caster exagerado torna a direção pesada. O angulo de caster é definido no projeto do veículo e normalmente não sofre alterações durante a vida do veículo.
caster

LIMPADOR DO PARA-BRISA

Nada prejudica tanto a visibilidade quanto limpadores que não limpam. Em intervalos regulares cheque o estado de funcionamento dos limpadores. Encha também o seu reservatório de água. As pessoas só lembram disso no meio da chuva.

 
 

BALANCEAMENTO

Balanceie as rodas a cada 5.000Km rodados, por ocasião da troca de pneus ou sempre que surgirem vibrações;

 

 
 

FREIOS

Item fundamental na segurança de qualquer carro. Como qualquer componente, os freios sofrem desgastes. Por isso verifique regularmente discos e tambores e troque pastilhas e lonas. Atenção também ao fluido de freio. Independente do uso troque a cada ano.

 

FUNCIONAMENTO DAS LUZES

Elas são fundamentais para você ver e ser visto no trânsito. Por isso, cheque periodicamente piscas, lanternas, luzes de freio e faróis não se esquecendo de regular estes últimos. Um farol desregulado não ilumina direito e ainda cega outros motoristas. 

COMANDOS

Uma boa forma de evitar acidentes é conhecer bem o carro que se está dirigindo e todos os seus comandos. Acionar a alavanca do limpador em vez do pisca, por exemplo, pode provocar uma batida. Assim, domine o veículo antes de ligar o motor e sair.

 

Por mais habilidoso e cuidadoso que um motorista seja, ainda assim ele não está imune aos riscos do transito. Afinal, acidentes acontecem - e nem sempre podem ser evitados. Por isso é que existe a segurança passiva, ou seja, procedimentos e equipamentos que minimizam as conseqüências de um acidente. A segurança passiva - ao contrário da ativa - não impede uma batida. Mas evita que nela os passageiros se machuquem ainda mais. O melhor exemplo de segurança passiva ainda é o cinto de segurança.

 

CINTO DE SEGURANÇA

Nada é mais eficiente e simples na segurança dos passageiros que o cinto de segurança. Para ele não existem contra-indicações nem argumentos que justifiquem o seu não uso. Sob qualquer prisma, a verdade é uma só: o cinto pode salvar vidas e deve ser usado.

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